Página Inicial Notícias

Município de Emas participa de encontro do Ministério da Cultura (MinC) em João Pessoa

O município de Emas esteve presente nos dias 3 e 4 de dezembro na Oficina Territorial sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC), na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).

O evento teve como objetivo construir coletivamente com os gestores municipais e demais entes da sociedade civil os objetivos e metas do próximo PNC, de forma a materializar as transformações desejadas com as políticas culturais nos próximos dez anos. As atividades integraram a programação do evento Natal na Usina, que ocorre durante todo o mês de dezembro, oferecendo uma programação gratuita com artes visuais, shows musicais, mostra de corais, artes cênicas e literatura, além de concurso de presépios.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Santiago Jácome, que também assume neste mês, interinamente a Secretaria Municipal de Cultura, devido a licença maternidade da secretária Mariavalda Gomes, participou de todo o evento e falou sobre o importante momento, “Esse diálogo é fundamental para construirmos um plano que realmente reflita a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. É um processo de escuta e de trabalho, de colaboração na construção desse importante conteúdo que vai nortear as ações do Sistema Nacional de Cultura nessa próxima década, assim também, faremos no nosso município.” Destacou o Secretário Santiago Jácome.

O Plano define princípios, diretrizes, objetivos e metas que têm impacto direto na vida das pessoas, pois orienta a elaboração e execução de políticas para o atendimento das demandas culturais dos brasileiros e brasileiras de todas as situações econômicas, localizações geográficas, origens étnicas e faixas etárias. Os debates foram iniciados nas Conferências municipais e estaduais e na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que levou mais de 30 delegados paraibanos para Brasília no mês de março deste ano e materializaram as prioridades para a política cultural do país.

 

ASCOM

« Voltar